Notícia - 18/10/14 (00:16:59) Prefeito Bocalon vai construir Unidade de Pronto Atendimento
A UPA funcionará 24 hrs por dia 7 dias por semana e atenderá urgências e emergências

O prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) Ricardo Bocalon deu um passo definitivo para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itupeva. Nessa semana, Bocalon assinou a ordem de serviço para a construção da Unidade, que faz parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003.

Segundo o prefeito, a UPA funcionará 24 hrs por dia 7 dias por semana e atenderá urgências e emergências. “Serão 3 pavimentos, 1 térreo e 2 inferiores, com área total de 903,00 m², na rua Emílio C. Tosi, s/nº, no Jardim São Vicente. A UPA vai elevar a qualidade do sistema de saúde de Itupeva, com atendimento eficaz e de qualidade. Objetivo é diminuir a demanda do hospital municipal, já que a UPA tem capacidade para absorver um número grande de casos. O Governo Federal criou o projeto pensando em cuidar das pessoas, portanto, fizemos todos os esforços para trazer a Unidade a Itupeva. A UPA colocará a saúde de Itupeva num patamar mais elevado e seremos exemplo para toda região”, disse o prefeito.

No pavimento térreo será construído o atendimento de urgência, emergência e administrativo, a recepção, sala de espera, atendimento social, ala de classificação de risco, exames diferenciados, sala de exames, posto de enfermagem, sala de urgência e emergência, sala de higienização, desembarque de ambulância, sala administrativa e sala de reunião.

Já no pavimento inferior 1, estarão os sanitários, outra sala de espera, local para hidratação, sala de inalação coletiva, sala de imobilização de fraturas, sala de curativos, sala de utilidades, sala de eletrocardiograma, sala de coleta de material, radiologia geral, sala de odontologia, posto de enfermagem, Observação masculina (2 leitos), Observação feminina (2 leitos), Observação infantil (2 leitos), quarto individual de curta duração (1 leito).

O pavimento inferior 2 receberá os seguintes serviços: necrotério temporário, almoxarifado, copa, área para armazenagem e controle de equipamentos, farmácia, esterilização, sala para descontaminação de materiais, refeitório, vestiários, dormitório para plantão.

Além disso, o prédio contará com um elevador para o público em geral e outro para macas e pacientes. O espaço será equipado com um gerador de energia.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Fonte: JI


Imprimir Versão para impressão         Enviar Enviar a alguém         Comentar Comentar
     Mais Notícias   
    14/12 19:16 - São Camilo ganha primeira praça pública com Wi-Fi gratis
    14/12 19:11 - Empresa de paletes de madeira pega fogo em Jundiaí
    14/12 19:07 - Após cirurgia, Temer adia viagem ao Sudeste Asiático
    14/12 19:04 -  Bolsonaro afirma que dará “carta branca para PM matar
    14/12 18:47 - Banco Central estuda redução de juros no cartão de débito
    14/12 18:44 - Colisão entre trem e ônibus escolar deixa mortos e feridos
    14/12 18:39 - Ex-Jogador Ronaldinho será candidato ao Senado pelo PEN
    14/12 18:34 - Orçamento de 2018 é aprovado com previsão de R$3,57 trilhões
    14/12 18:20 - Votação da reforma da Previdência será em 18 de fevereiro
    14/12 18:15 - Drone vira caso de polícia em Jundiaí
    14/12 10:51 - Esporte e Lazer comemora 362 anos de Jundiaí
    14/12 10:46 - Funcionários de hospitais pedem socorro no Rio de Janeiro
    14/12 10:44 - Equipe de Jundiaí disputa Pró Atletismo
    14/12 10:40 - Sérgio Reis canta no Parque da Cidade no domingo
    14/12 10:39 - Rede estadual paulista está atrás de cinco estados