Notícia - 09/05/15 (20:07:09) Prefeitura de Jundiaí concede subsídio a agricultores
A subvenção é o reconhecimento do município para o setor rural

A manhã de sábado (9) foi de comemoração para os 147 agricultores de Jundiaí que receberam os cheques simbólicos do Programa Municipal de Subsídio Agrícola, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, em evento realizado na Associação Amigos do Traviú.
Entre os beneficiados estava Anderson Alex Tomasetto, que cultiva uvas. “É um incentivo a mais para todos que vivem dessa atividade. Estamos muito felizes com o olhar que a Prefeitura de Jundiaí está dando para os agricultores.”

Assim como ele, Genildo Loschi, produtor de uva e caqui, também elogiou. “Temos que lidar com muitas dificuldades para nos manter no campo. E toda ajuda é muito bem-vinda.”

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, a subvenção é o reconhecimento do município para o setor rural. “Jundiaí está entre as cinco primeiras cidades a adotar a política no Brasil. Quando discuti o tema com o prefeito Pedro Bigardi, que promulgou a lei, ele deu total apoio à ideia. Além disso, agradecemos aos vereadores, que aprovaram o projeto por unanimidade.”

O subsídio municipal corresponde a 50% do custo do seguro ao produtor de uva (descontados outros subsídios estaduais ou federais) e vale para a safra 2014-2015 de forma retroativa. A expectativa é de que o número ainda possa crescer para o próximo ano e estudos serão feitos para incluir outras frutas no futuro.

Durante o evento, todos os agricultores levaram a documentação e informaram dados bancários para o depósito. Após a solenidade de entrega dos cheques, houve comemoração, com churrasco para os presentes, com apoio da Associação Agrícola de Jundiaí, Bradesco e Porto Seguro. “Nós temos muito a agradecer a esses produtores. Graças ao trabalho que realizam, temos o bom clima de Jundiaí, água e alimento”, destacou Brunholi.

Segundo o secretário, muitos agricultores deixam de fazer o seguro das plantações por questões financeiras. “É uma forma de manter o homem no campo e incentivá-lo. É o reconhecimento por esse trabalho tão importante.”

O presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, José Jacó Carbonari, agradeceu a iniciativa da Prefeitura. “É uma demanda antiga dessa categoria, que enfim foi atendida. Estamos muito felizes.”

Evento Participaram da solenidade o vereador Antônio Carlos Pereira Neto, o Doca, representando a Câmara Municipal; a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara; o diretor-presidente da Escola de Governo, Marcelo Lo Mônaco; Renê Tomasetto, vice-presidente da Associação Agrícola de Jundiaí; Clodoaldo Castro Vieira, da Casa da Agricultura; e Orlando Steck, da Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias.

Fonte: PMJ


Imprimir Versão para impressão         Enviar Enviar a alguém         Comentar Comentar
     Mais Notícias   
    11/12 21:52 - Comerciantes prometem PRESSÃO contra aumento de 25% no IPTU
    11/12 21:49 - Linha Eloy Chaves terá alterações a partir de sábado
    11/12 21:34 - Jardim das Tulipas terá ‘casa a casa’ na zona rural
    11/12 19:20 - Indenizações por morte no trânsito crescem 24%
    11/12 19:17 -  Rocha Loures vira réu por corrupção no caso da mala
    11/12 19:12 - Centro de Tecnologia de Jundiaí abre inscrições para curso
    11/12 10:14 - Filho mata pai após ver assassinato da mãe
    11/12 10:13 - Jundiaí ganhará novos guardas municipais nos próximos dias
    11/12 10:11 - Ipem promove verificação de taxímetro em Jundiaí
    11/12 10:10 - Inflação desacelera no País
    11/12 10:05 - Projeto que reajusta IPTU será votado nesta terça
    11/12 10:02 - Reforma da Previdência começará a ser debatida na quinta
    11/12 05:57 - Quatro morrem em acidentes de trânsito
    10/12 23:54 - Gilberto Kassab participa de encontro com radiodifusores
    10/12 23:16 - Motorista causa a morte de sargento da PM de Cajamar